Grau°

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Mario Vargas Llosa - ESCRITOR PERUANO - Falecido 13/04/2025, no Domingo de Ramos

 

Mario Vargas Llosa nasceu em  28 de março de 1936, /Peru,
falecendo no dia de ontem, 13 de abril de 2025 - aos 89 anos.

O escritor peruano, vencedor do Nobel da Literatura, faleceu neste segundo domingo de abril de 2025 (13/4), Domingo de Ramos,  em Lima, no Peru. Seu filho Álvaro Vargas, em nota publicada nas redes sociais - rede X - homenageou o pai, assim expressando-se:

“É com profundo pesar que anunciamos que nosso pai, Mario Vargas Llosa, faleceu hoje em Lima, cercado pacificamente por sua família”.

Ainda, Álvaro Vargas destacou que a vida do autor foi longa, múltipla, frutífera e que sobreviverá por meio de sua obra. Também comunicou:

“Procederemos nas próximas horas e dias de acordo com as instruções dele. Não teremos nenhuma cerimônia pública”.

O escritor também compartilhou o desejo de ser cremado, ele que nasceu em  28 de março de 1936, Arequipa/Peru, falecendo no dia de ontem, 13 de abril de 2025 - aos 89 anos.

Vargas Llosa que reúniu cidadanias:
• Peru (1936):
• Espanha (1993) e,
• República Dominicana (2023–presente).

Publicou seu primeiro livro de relatos, "Os chefes" em1959, com o qual obteve o Prêmio Leopoldo Alas. Depois, ganhou notoriedade com a publicação de "A cidade e os cachorros", em 1963, seguida três anos depois por "A casa verde". Teve a carreira consolidada com "Conversa no catedral" (1969).

Ele escreveu prolificamente em uma grande variedade de gêneros literários, incluindo crítica literária e jornalismo. Seus romances incluem comédias, mistérios de assassinato, romances históricos e thrillers políticos. Vários de seus livros, como "La tía Julia y el escribidor", foram adaptados como longas-metragens.

Desse modo, temos que, um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.

Os gêneros literários clássicos são o lírico, o épico e o dramático
     • Gênero literário Lírico expressa sentimentos e emoções;
     • Épico conta grandes feitos, como epopeias;
     • Dramático encena histórias, como tragédias e comédias.
Os gêneros literários modernos incluem, a saber: 
     • Romance, Novela, Conto, Crônica, Poema, Canção, Drama histórico, Teatro de vanguarda.

Os gêneros literários são agrupados em subgêneros, que agrupam os textos em semelhanças ainda maiores. Por exemplo, os contos, os romances, as crônicas e as fábulas são todos subgêneros do gênero narrativo. 

A categorização dos gêneros literários foi feita pela primeira vez por Aristóteles na Grécia Antiga. Ele dividiu a literatura em três grandes gêneros, com base na maneira como as histórias eram contadas. 
Outros gêneros literários incluem, a saber: 
     • Écloga, Elegia, Sátira, Didático, Pastoral, Epitalâmio, Biografias e autobiografias.

Mario Vargas Llosa foi um romancista, jornalista, ensaísta e ex-político de origem peruana. Foi um dos romancistas e ensaístas de língua espanhola e da América Latina mais significativos e um dos principais escritores de sua geração.
Alguns críticos consideram que ele teve um impacto internacional e uma audiência mundial maiores do que qualquer outro escritor do boom latino-americano.
Em 2010, ele ganhou o Prêmio Nobel de Literatura , "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens incisivas da resistência, revolta e derrota do indivíduo".

Em quase setenta anos de escrita e literatura, significativo personagem "Mario Vargas Llosa", que  nascido em uma família de classe média, lembro,  aos 28 dias de março de 1936, na cidade provincial de Arequipa , no sul do Peru, era filho único de Ernesto Vargas Maldonado e Dora Llosa Ureta (a primeira operadora de rádio em uma empresa de aviação) a última filha de uma antiga família criolla, que se separaram alguns meses antes de seu nascimento.
Pouco depois do nascimento de Mario, seu pai revelou que estava em um relacionamento com uma mulher alemã, da qual nasceriam os dois meio-irmãos mais novos de Mario: Enrique e Ernesto Vargas.

Vargas Llosa viveu com sua família materna em Arequipa até um ano após o divórcio de seus pais, quando seu avô materno foi nomeado cônsul honorário do Peru na Bolívia. Com sua mãe e sua família, Vargas Llosa mudou-se para Cochabamba, Bolívia, onde passou os primeiros anos de sua infância.
Sua família materna, "os Llosas", era sustentada por seu avô, que administrava uma fazenda de algodão.
Quando criança, foi levado a acreditar que seu pai havia morrido - sua mãe e sua família não queriam explicar que seus pais haviam se separado.

Como muitos escritores latino-americanos, Vargas Llosa foi politicamente ativo ao longo de sua carreira. Embora inicialmente tenha apoiado o governo revolucionário cubano de Fidel Castro, Vargas Llosa, posteriormente, se desencantou com suas políticas, particularmente após a prisão do poeta cubano Heberto Padilla em 1971, e mais tarde se identificou como um liberal e defendia ideias antiesquerdistas.

Ele concorreu à presidência peruana em 1990 com a coalizão de centro-direita "Frente Democrático" defendendo reformas liberais , mas perdeu a eleição para Alberto Fujimori por uma vitória esmagadora.
Desde que deixou de participar diretamente da política no Peru, Vargas Llosa defendeu ativistas e candidatos de direita até internacionalmente.

Ele que fora, reitero, jornalista, dramaturgo, ensaísta e crítico literário, reconhecido como um dos mais importantes escritores da atualidade, também graduado em Direito e Letras pela Universidade Nacional Maior de São Marcos, em Lima, lecionou em diversas universidades norte-americanas e europeias. Politicamente engajado, tambem filósofo, é considerado um dos mais controversos pensadores da atualidade. Vultoso personagem!


Por: Roberto Costa Ferreira, 13abril, 2025.
HILASA-SP-Instituto História, Letras Artes
SANTO AMARO - SÃO PAULO /SP.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

A desinformação é o ato de silenciar ou manipular a verdade, habitualmente nos meios de comunicação de massa. O meu dever de publicar o que penso e escrevo e incontornável, absolutamente imprescindível!

Então, você pode, durante tomar um café, aprofundar-se numa agradável e suficiente leitura e até, ao mesmo tempo, ouvir uma boa música. Encontrar tudo isso através deste meu blog - #GRAUᴼ - é algo muito suficiente... E necessário!

As relações entre Educação, cultura e conhecimento são sempre polissêmicas e provocativas. Neste acesso, trago para sua leitura diversas experiências, perspectivas, reflexões... Encontros que se fazem em diferentes ãmbitos: literatura, música, dança, teatro, artes visuais, educação física, mídia, etc.

E considere: é entre a manifestação da literatura, as artes visuais, a música, a dança e o teatro que a educação e o conhecimento acontecem fora do curricular, do convencional!