Grau°

domingo, 8 de junho de 2025

CARÁ - O TUBERCULO ... Gente, olha o cará ai, ó!


 Gente, olha o cará ai, ó!

Apresento-lhes... O tubérculo.
Transitando pelo mercado eu o vi. Quase me fugiu... Porém, peguei-o na curva. Um pé de cará!

Tal pé de cará tinha um aspecto monstruoso... Algo parecido com a popularmente chamada “elefantíase”, cuja forma sintomática mais conhecida da doença é a filaríase linfática.

A filaríase ou filariose é uma doença parasitária, considerada como doença tropical infecciosa, causada por neumatóides filariais da superfamília Filarioidea, também conhecida como Filariae. A elefantíase é causada quando o parasito obstrói o sistema linfático, afetando principalmente as extremidades inferiores, embora a extensão dos sintomas dependa da espécie de filária envolvida.

Voltando ao cará, o tubérculo, saiu fugido do oeste da África (como D. rotundata), do sul da Ásia (D. alata) ou da China (D. opposita), também chamado de “inhame-da-china”... E veio aportar por aqui, tendo sido espalhadas por viajantes portugueses, espanhóis e árabes. O cará é cultivável e segundo a ONU – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a espécie Dioscorea trifida (cará doce) é originária da América do Sul.

O padre José de Anchieta menciona o cará em seus escritos, louvando seus valores. Seu nome vem de um termo de origem tupi, através do vocábulo ka'rá. O cará doce foi cultivado pela primeira vez pelos índios nas regiões limítrofes entre o Brasil e as Guianas. Completava a roça dos índios, junto com a mandioca, amendoim, batata-doce, etc. É também chamado de inhame, um nome que se origina de línguas do oeste da África.

Mas, aquele “Ser” de conformação anormal, o cará, que quando devidamente tratado e preparado, ao lado e junto, misturado com tambaqui proporcionando a “costelinha de tambaqui com purê de cará”... Nossa, que bossa!

Nem padre escapa e como hortaliça, o cará é um alimento energético.

Por: Roberto Costa Ferreira, 08jun2014.

Em tempo, tal publicação aconteceu no Facebook em 08 de junho de 2014 / SP, conforme e segundo o link: 
https://www.facebook.com/share/p/1AcCDUHhbk/?mibextid=oFDknk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A desinformação é o ato de silenciar ou manipular a verdade, habitualmente nos meios de comunicação de massa. O meu dever de publicar o que penso e escrevo e incontornável, absolutamente imprescindível!

Então, você pode, durante tomar um café, aprofundar-se numa agradável e suficiente leitura e até, ao mesmo tempo, ouvir uma boa música. Encontrar tudo isso através deste meu blog - #GRAUᴼ - é algo muito suficiente... E necessário!

As relações entre Educação, cultura e conhecimento são sempre polissêmicas e provocativas. Neste acesso, trago para sua leitura diversas experiências, perspectivas, reflexões... Encontros que se fazem em diferentes ãmbitos: literatura, música, dança, teatro, artes visuais, educação física, mídia, etc.

E considere: é entre a manifestação da literatura, as artes visuais, a música, a dança e o teatro que a educação e o conhecimento acontecem fora do curricular, do convencional!