quinta-feira, 19 de junho de 2025

CORPO de DEUS ... É corpo de homem. Corpo humano!

 


O dom da vida é o bem mais precioso de que Deus nos dotou. Esse dom não se esgota no tempo e no espaço. Pelo contrário, é ad aeternum, para toda a eternidade, e é também, a mais clara demonstração do amor que Ele tem por todas as suas criaturas.

Não se manifesta por acaso. Ao nos dar a vida, Ele também nos conferiu uma individualidade que caracteriza o nosso ser por toda a eternidade.

Ao entender essa condição única, cada um de nós dentro da sua idiossincrasia deve manifestar a mais profunda gratidão por esse fato. Somos únicos. A nossa existência se realiza por fases, em que nascemos e renascemos ... Nas ações, no pensar, no realizar. Sempre com vistas à vida superiormente bela!

Pois bem, a Festa do “Corpo de Deus”, ou Corpus Christi, nos leva a muitas reflexões e sentimentos. O corpo de Deus é corpo de homem. É corpo humano!

Muito bem referendado, em determinado tempo por Fabio Potiguar, então Sacerdote da CNBB atuando na Arquidiocese de Olinda e Recife e  Membro do Instituto Dom Helder Câmara, que aqui observo:

"Deus é um homem. Foi ele, falando ao seu Pai, quem disse a seu respeito. “Tu, porém, formaste-me um corpo. Por isso eu digo: Eis-me aqui” (Hb 10,5-7).

Reitera também que celebrar o corpo de Deus é celebrar o corpo humano. Para mim, disse,  esta mensagem é o que há de mais inédito no anúncio daqueles que viveram e vivem com Jesus. É certo: ele é Deus, mas um Deus de carne e osso. Olhamos para Deus com o mesmo espanto de Adão na narrativa alegórica do livro do Gênesis, quando viu Eva pela primeira vez. “Agora sim, é carne da minha carne e ossos de meus ossos” (Gn 2,23).

A Festa de Corpus Christi é o único dia na liturgia católica em que a presença de Jesus na eucaristia, deixa o recolhimento do sacrário, recipiente que fica em lugar de destaque no altar central das igrejas, e é levado em desfile pelas ruas.

Posto em relevo o dito, agora a meu ver, entendo e sinto melhor o evangelista João, onde:

“No princípio era o Verbo e o Verbo era Deus… e o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 1.14).

Logo, Jesus é carne de nossa carne! E na Eucaristia este Deus-corpo depois vai dizer: “tomai e comei, isto é o meu corpo”. Ele é o pão descido do céu e se torna comida. O Verbo feito carne diz:

“quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida” (Jo 6,54); e ainda:

“o pão que eu darei é minha carne para vida do mundo” (Jo 6, 51).

Neste ponto, chegamos à Festa de Corpus Christi de hoje. E aquele que se fez carne no Natal e que morreu e ressuscitou na Páscoa deixa o seu memorial como refeição e ceia dele mesmo, assim entendido:

“Tomai e comei, isto é o meu corpo… Tomai e bebei, isto é o meu sangue… Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19).

Sacrifício Pascal de Cristo! O que foi ontem no tempo, na liturgia é hoje, é agora, na humanidade e na Criação! E, se no primeiro instante ele se unia a nós ao fazer-se carne e tomado um corpo, agora é nós que nos unimos a ele ao comer sua carne e beber o seu sangue:

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6,56).

Chamemos a isso de comunhão! Logo, celebrar Corpus Christi é fazer comunhão com Deus, por Cristo, no Espírito Santo que se estende a uma comunhão com a vida, a humanidade e a natureza!

De outro modo, em estudos teológicos, que refere-se ao campo de estudo que se dedica à análise e compreensão da fé, da religião e de questões relacionadas ao divino, sendo um campo que busca entender Deus, a experiência religiosa, e a relação entre esses elementos e o mundo, o "Corpo de Deus" pode ser entendido de duas maneiras principais:
     • o corpo físico de Jesus Cristo e,
     • a Igreja como o corpo místico de Cristo.
O corpo de Jesus é visto como a encarnação de Deus, com a Igreja sendo a extensão desse corpo na Terra.

Ainda, o corpo físico de Jesus Cristo:
     • A teologia cristã enfatiza a importância do corpo de Jesus como a manifestação de Deus na forma humana. 
     • A encarnação, morte e ressurreição de Jesus são centrais para a fé cristã, demonstrando a união de Deus com a humanidade.
     • O corpo de Jesus, mesmo após a ressurreição, é considerado glorificado e continua a ser um elemento importante na teologia cristã. 

A Igreja como Corpo Místico de Cristo:
     • A Igreja é frequentemente descrita como o corpo de Cristo, com Jesus como a cabeça e os membros sendo os crentes.
  • Essa metáfora enfatiza a unidade e interdependência dos membros da Igreja, trabalhando juntos sob a liderança de Cristo.
    • A Igreja, como corpo de Cristo, tem um papel crucial na obra de Deus na Terra. 

Tendo em vista outras perspectivas:
     • Em algumas tradições religiosas, o corpo também pode ser visto como o Templo do Espírito Santo, enfatizando a importância de cuidar do corpo como um lugar sagrado.
  • A teologia do corpo, especialmente popularizada pelo Papa João Paulo II, explora a relação entre o corpo, a sexualidade e a espiritualidade, com o corpo sendo visto como um reflexo do mistério divino. 

Em suma, a compreensão do "Corpo de Deus" na teologia envolve tanto o corpo físico de Jesus Cristo quanto a Igreja como seu corpo místico, com o corpo sendo visto como um elemento central na relação entre Deus e a humanidade!

Por: Roberto Costa Ferreira, 19 de junnho de2025

PEDAGOGISTA-PSICANALISTA- PESQUISADOR

CEP UNIFESP Universidade Federal  São Paulo

HILASA-SP- Instituto de História, Letras e Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A desinformação é o ato de silenciar ou manipular a verdade, habitualmente nos meios de comunicação de massa. O meu dever de publicar o que penso e escrevo e incontornável, absolutamente imprescindível!

Então, você pode, durante tomar um café, aprofundar-se numa agradável e suficiente leitura e até, ao mesmo tempo, ouvir uma boa música. Encontrar tudo isso através deste meu blog - #GRAUᴼ - é algo muito suficiente... E necessário!

As relações entre Educação, cultura e conhecimento são sempre polissêmicas e provocativas. Neste acesso, trago para sua leitura diversas experiências, perspectivas, reflexões... Encontros que se fazem em diferentes ãmbitos: literatura, música, dança, teatro, artes visuais, educação física, mídia, etc.

E considere: é entre a manifestação da literatura, as artes visuais, a música, a dança e o teatro que a educação e o conhecimento acontecem fora do curricular, do convencional!