A Procissão de Corpus Christi no Império brasileiro é o retrato em tela. Neste ato o Imperador Dom Pedro II, seu genro o Príncipe Gastão de Orleans o Conde D’Eu e o Conselheiro Martinho Álvares da Silva Campos aoresentam-se na Procissão de Corpus Christi em 1882.
A charge consta da “Revista Ilustrada”. A Colorização é do Prof. Daniel Jorge Marques Filho, graduado em História pela Universidade Estácio de Sá (2014), sendo certo que a Festa de Corpus Christi é o único dia na liturgia católica em que a presença de Jesus na eucaristia, deixa o recolhimento do sacrário, recipiente que fica em lugar de destaque no altar central das igrejas, e é levado em desfile pelas ruas.
A procissão do Triunfo Eucharistico, assemelhada ao Triunfo do Sacramento, era uma demonstração a ser contemplada, objetivando gerar devoção e não ser esquecida pela cristandade.
A festa é prática religiosa, atualizada pela Monarquia Brasileira com vocação apostólica, ou seja, na qual a religião parece conferir sentido à comunidade política.
O Imperador passava de cabeça descoberta, carregando uma tocha, imitando a piedade de seus antepassados que foram Reis de Portugal, Espanha e Áustria. Ele é seguido por sua corte, os cavaleiros da Ordem de Cristo, os senadores da Câmara Municipal em grande aparato, com suas insignias e bordados, razão o suficiente para o ajuntamento do povo.
Onde quer que o imperador passe nessa ocasião, os moradores das ruas rivalizavam uns com os outros na ostentação de tapeçarias, de ricas sedas e damasco, penduradas nas janelas e balcões de suas residencias.
Tal relato acima exposto resultou extraido, sinteticamente, do Livro "The Brazil and The Brazilians" do Missionario Prebisteriano James Cooley Fletcher, oriundo de 1857.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A desinformação é o ato de silenciar ou manipular a verdade, habitualmente nos meios de comunicação de massa. O meu dever de publicar o que penso e escrevo e incontornável, absolutamente imprescindível!
Então, você pode, durante tomar um café, aprofundar-se numa agradável e suficiente leitura e até, ao mesmo tempo, ouvir uma boa música. Encontrar tudo isso através deste meu blog - #GRAUᴼ - é algo muito suficiente... E necessário!
As relações entre Educação, cultura e conhecimento são sempre polissêmicas e provocativas. Neste acesso, trago para sua leitura diversas experiências, perspectivas, reflexões... Encontros que se fazem em diferentes ãmbitos: literatura, música, dança, teatro, artes visuais, educação física, mídia, etc.
E considere: é entre a manifestação da literatura, as artes visuais, a música, a dança e o teatro que a educação e o conhecimento acontecem fora do curricular, do convencional!