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sexta-feira, 25 de julho de 2025

O AUTISMO e A MACROCEFALIA no Dia do Escritor. O que de tais se depreende?

 

Hoje, 25 de julho comemoramos o Dia Nacional do Escritor. Qual é o significado desta data no atual cenário brasileiro, à vista de tal abordagem neurológica extremamente rara?

"O que eu diria aos novos escritores é que escrevam, escrevam, escrevam, porque essa escrita tem o poder de vasculhar, de experimentar, de refletir, de conhecer a condição humana, gerar empatia e bons momentos,

bem-dito em determinada oportunidade pela autora mineira Carla Madeira em referência a este 25 de julho, Dia Nacional do Escritor - data instituída em 1960 por conta da realização do I Festival do Escritor Brasileiro.

Essas datas comemorativas, como tal tempo, ou qualquer outra associada à literatura, são oportunidades de se falar sobre, ler, sobre autores, sobre livros, filmes e porque não lembrar, aludindo ao Dia Mundial da Conscientização do Autismoem justa homenagem, motivado pela lembrança  do filme "Rain Man", que resultou num filme de faixa etária livre, de 1988. Um Comédia/Drama com duração de cerca de 2h.

Sinteticamente, neste parágrafo e em razão da obra referida, o vendedor e personagem do filme, Charlie, recebe a notícia da morte de seu pai e retorna à sua cidade natal. Chegando lá, descobre que tem um irmão autista e que seu pai deixou uma herança de três milhões de dólares à instituição onde ele, Raymond, reside. Ele então leva-o até Los Angeles para, com a ajuda de seus advogados, disputar sua parte da herança e se livrar da custódia do irmão. Porém, durante a viagem Charlie reconhece que Raymond pode não ser irmão que ele queria, mas se tornou o irmão que ele precisa!

Kim Peek veio ao mundo com uma condição neurológica extremamente rara chamada macrocefalia, que fez com que seu cérebro se desenvolvesse de maneira atípica e extraordinária. Associada a isso, trazia consigo a síndrome do sábio — um fenômeno raro em que pessoas com deficiência intelectual manifestam habilidades excepcionais em áreas específicas. No caso de Kim, o dom era a memória. Mas não uma memória comum: era uma mente que desafiava os limites do entendimento humano.

Desde a infância, Kim já demonstrava sinais de um talento absolutamente fora do comum. Era capaz de ler um livro inteiro em menos de uma hora — e lembrar-se de cada palavra, vírgula e parágrafo. Sua técnica de leitura era tão insólita quanto sua mente brilhante: lia duas páginas simultaneamente, uma com cada olho, processando ambas de forma independente. Bastava uma leitura para que o conteúdo ficasse gravado para sempre!

Ao longo da vida, Kim memorizará mais de 12 mil livros. Ele recitava com precisão passagens inteiras de obras literárias, livros históricos, mapas detalhados, calendários de décadas inteiras, dados estatísticos e resolvia cálculos matemáticos complexos mentalmente, como uma enciclopédia viva e pulsante. Mas, apesar da genialidade avassaladora, Kim enfrentava desafios significativos no cotidiano, quais sejam: 

  • não conseguia realizar tarefas simples como vestir-se sozinho e, 
  • dependia dos cuidados constantes do pai, que o acompanhou com amor e dedicação por toda a vida.

Ainda assim, Kim jamais perdeu a ternura, a alegria e a sede insaciável de conhecimento.

Em 2004, cientistas da NASA decidiram estudá-lo para tentar compreender como funcionava aquele cérebro tão fora dos padrões. Seu caso acabou desafiando paradigmas e ampliando os horizontes da neurociência sobre a memória e a inteligência humanas. Foi a história de Kim Peek que inspirou o premiado filme Rain Man (1988), estrelado por Dustin Hoffman, que conviveu com Kim durante semanas para construir seu personagem.

Embora a obra não retrate fielmente sua vida, levou o mundo a refletir sobre o potencial ilimitado da mente humana quando foge dos trilhos da normalidade. Kim faleceu em 2009, aos 58 anos. Mas seu legado permanece vivo — não apenas nas páginas que memorizou, mas nas mentes que despertou. Porque há histórias que, mesmo após a última palavra, continuam a ecoar para sempre. Assim, temos que:

"A simplicidade é a conquista final. Depois de alguém ter tocado uma grande quantidade de notas e mais notas,  é a simplicidade  que  emerge  como  a recompensa coroadora da arte. ”                                                                                                                                  Frédéric Chopin

No decurso destas apreciações e especificamente em razão da homenagem no dia - Dia Mundial da Conscientização do Autismo - tenho a inferir que "a relação entre autismo e macrocefalia" é complexa e ainda não totalmente compreendida, mas estudos indicam uma possível associação, com cerca de 15% dos casos de autismo apresentando macrocefalia. A macrocefalia, caracterizada pelo aumento do tamanho da cabeça, pode estar ligada a um crescimento cerebral acelerado, especialmente durante a infância, o que pode influenciar o desenvolvimento das conexões neurais e, consequentemente, o neurodesenvolvimento

Nos detalhes da relação, em razão do Crescimento Cerebral Acelerado, a macrocefalia em casos de autismo pode estar relacionada a um crescimento excessivo de neurônios, especialmente neurônios excitatórios, e um desenvolvimento atípico das sinapses, promovendo:  

  • Impacto no Desenvolvimento:

Essa aceleração no crescimento cerebral pode afetar a formação das conexões neurais, contribuindo para as características do autismo, como dificuldades na comunicação e interação social. 

  • Gravidade dos Sintomas:

Estudos sugerem que a macrocefalia pode estar associada a sintomas mais graves de autismo, embora nem todos os casos de macrocefalia estejam ligados ao transtorno. 

  • Fatores Genéticos:

Mutações em genes como o PTEN - Phosphatase and tensing homolog, atuante como um supressor de tumor  podem estar associadas tanto à macrocefalia quanto ao autismo, indicando uma possível base genética para essa relação. 

Considerando o Diagnóstico e Tratamento, tal processo analítico de que se vale o especialista ao exame de um quadro de autismo com macrocefalia envolve: 

  • avaliação clínica, 
  • exames de imagem e, 
  • acompanhamento neurológico.

O tratamento é direcionado  aos sintomas específicos do autismo e pode incluir, ainda:

  • terapias comportamentais,
  • ocupacionais e,
  • de linguagem.

ImportanteNem todos os casos de autismo apresentam macrocefalia, e nem todos os casos de macrocefalia estão relacionados ao autismo. A avaliação precoce e o acompanhamento adequado são essenciais para o desenvolvimento da criança, independentemente da presença de macrocefalia.

É o relato para este dia memorável! 

Por:Roberto Costa Ferreira,25jul 2025.

Prof,Pesquisa,Pedagogista,Med-MEng

Hilasa- Instituto História, Letras e Artes

SANTO  AMARO -  SÃO PAULO  -  SP.


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