![]() |
Estatueta produzida na Grécia Antiga, em terracota. Representa o pedagogo. |
"O pedagogo é o "prático" da educação, enquanto o pedagogista é o "teórico".
•Compromisso com o desenvolvimento integral: Um integrado pedagogo se preocupa não apenas com o desempenho acadêmico, mas também com o crescimento emocional e social dos alunos, contribuindo para a formação de indivíduos completos e preparados para a vida.
• Trabalho em equipe: Objetivando uma rede de apoio que beneficie o processo educacional como um todo, a habilidade de colaborar com outros educadores, pais e membros da comunidade escolar é fundamental.
• Paixão pela educação: Dentre tantas habilidades, o que realmente não pode faltar em um profissional de pedagogia é a paixão pela educação. Demonstrar entusiasmo e dedicação pelo trabalho educativo inspira os alunos e cria um clima positivo e motivador para o aprendizado.
Desse modo, sabendo o que um pedagogo faz e quais as habilidades necessárias para atuar nesta profissão, é imprescindível considerar, ainda, como se destacar durante o período de estágio, pois que, é nesta fase da formação e da carreira que se adquire muitas das principais habilidades de um pedagogo.
Portanto, é preciso saber se destacar diante da vasta concorrência. Portando, seguem-se algumas valiosas orientações para aproveitar bem o período de estágio, como:
• Engajamento Proativo: participe ativamente das atividades e demonstre interesse genuíno pelo aprendizado e crescimento;
• Observação Atenta: observe e aprenda com as práticas pedagógicas e métodos de ensino dos professores experientes;
•Relacionamento Interpessoal: construa boas relações com professores, colegas e alunos, estabelecendo uma rede de apoio;
• Capacidade de Adaptação: mostre flexibilidade ao lidar com diferentes situações e se adapte rapidamente às mudanças no ambiente escolar;
• Dedicação ao Desenvolvimento Pessoal: aproveite oportunidades para participar de workshops, cursos e leituras adicionais que enriqueçam seu conhecimento e habilidades.
Outros cenários da atuação pedagógica são fundamentais para se considerar, como ao exemplo no relato:
- Pedagogia Hospitalar e sua atuação no mercado.
A educação pode assumir diversas formas e atuar em ambientes variados, se adaptando às necessidades de cada criança e adolescente.
Neste contexto, quando o papel do paciente toma o lugar do estudante, é a pedagogia hospitalar que garante o desenvolvimento deste jovem.
Este profissional de pedagogia atua de forma solidária, nutrindo o aprendizado deste paciente, trazendo a vivência escolar que lhe falta.
Mas essa atuação vai muito além do conhecimento escolar, servindo como apoio emocional e por vezes psicológico.
- o que faz um pedagogo hospitalar?
A função central de um pedagogo hospitalar é a educação especial dentro dos hospitais, oferecendo suporte educacional e pedagógico a crianças e adolescentes internados por períodos prolongados.
Desta forma, o profissional e a instituição de saúde podem assegurar ao paciente a continuidade do processo de aprendizagem durante o tratamento médico.
Entre as principais funções de um pedagogo hospitalar estão:
• acompanhamento escolar em conjunto com a escola de origem do estudante;
• realização de atividades pedagógicas que seguem o currículo escolar e se adaptam ao estado de saúde e bem-estar do paciente;
• integração com a equipe médica, como médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais da saúde.
Desta forma, cria-se um ambiente favorável à recuperação do paciente, respeitando suas limitações físicas e emocionais;
• orientação às famílias, oferecendo todo o suporte necessário para a continuidade dos estudos e o apoio ao aprendizado em casa;
• adaptação de materiais didáticos e pedagógicos para atender às necessidades específicas de cada paciente.
Além disso, outro ponto pilar muito importante no desenvolvimento da pedagogia hospitalar considera-se:
• o suporte psicoemocional.
Neste sentido, o papel do profissional é prestar apoio emocional e psicológico por meio de atividades lúdicas e educativas.
Com isso, a criança aprende a lidar com a hospitalização de forma mais leve, o que colabora para a redução da ansiedade e do estresse.