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quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Dia do Professor … 20º aniversário da Recomendação de 1997 da UNESCO e possíveis conjecturas.

 


Música: "Concerto de Brandenbugo N.3-Allegro" - BACH (Concerto para 2 pianos e 8 mãos)

Johann Sebastian Bach: compositor e maestro alemão (1685-1750)

No último dia 15 de Outubro lembrou-se do Dia do Professor … Será ele quem professa ou um ator? Não importa! Pois que, para o professor não se tem “dia certo”, “hora de aula”, “momento de atuar”... Para o professor, o tempo é uma constante, no seu agir, no seu pensar, no planejar, no sonhar! Ele media, facilita e articula o conhecimento e não apenas aquele que detém, a própria informação cotidiana. Constantemente, atua como pesquisador, que provoca o aluno a ser também “um curioso” e descobrir partindo de seus próprios questionamentos. Os professores são um fundamento essencial da força de longo prazo de todas as sociedades – fornecer a crianças, jovens e adultos o conhecimento e as habilidades que necessitam para realizar seu potencial.

Porém, em todo o mundo, muitos professores não têm a liberdade e o apoio de que precisam para desempenhar seu trabalho de vital importância. É por isso que o tema do Dia Mundial dos Professores deste ano reafirma o valor de professores com autonomia e reconhece os desafios que muitos enfrentam em sua vida profissional em todo o mundo. Em muitos países, a liberdade acadêmica e a autonomia docente se encontram sob pressão. Por exemplo, nos níveis primário e secundário de alguns países, sistemas rigorosos de responsabilização colocam uma enorme pressão para que as escolas entreguem resultados em testes padronizados, ignorando a imprescindibilidade de se garantir um currículo de base ampla que satisfaça as diferentes necessidades dos estudantes.

Em todos os níveis educacionais, as pressões políticas e os interesses comerciais podem limitar a capacidade dos professores de ensinar com liberdade. Frequentemente, professores que vivem e trabalham em comunidades e países afetados por conflitos e instabilidades enfrentam desafios ainda maiores, incluindo intolerância e discriminação crescentes, assim como restrições relacionadas ao ensino e à pesquisa. Tendo em vista o Professor, mesmo em razão de uma visão alternativa, já se defendeu que o passo mais significativo no processo de traçar a história dessa ciência  – professorar - é analisar a periferia como participante ativa no processo de apropriação que estava sendo trazido pelo centro e se perguntar qual seria a atitude ou a utilização que ela faria quando confrontada com as novas ideias e práticas.

Para corroborar a afirmação, determinado palestrante citou o seguinte exemplo: muitos historiadores de diferentes países da periferia europeia deram relatos detalhados sobre a primeira vez que os estudiosos locais foram confrontados com o sistema newtoniano. Dependendo do grau de compreensão de cada um, as ideias do centro foram expressas em uma versão diluída de acordo com o grau de compreensão de cada um teve da obra original. Menos do que pensar a diferença como desvio ou incompletude, o mais produtivo, segundo o autor, é analisar o modo pelo qual a apropriação foi feita, segundo as necessidades, cultura e formação regionais.

Assim, a liberdade acadêmica é fundamental para os professores de todos os níveis educacionais, mas é especialmente essencial para os professores do ensino superior – e àqueles afeitos às pesquisas - para apoiar suas habilidades de inovar, explorar e atualizar-se quanto às mais recentes pesquisas pedagógicas. Na educação superior, com frequência, os professores são empregados com contratos temporários de forma contingencial. Isso, por sua vez, pode resultar em mais insegurança e carga de trabalho, assim como menores salários e perspectivas profissionais – fatores que podem restringir a liberdade acadêmica e enfraquecer a qualidade da educação que os professores podem oferecer.

Este ano marca o 20º aniversário da Recomendação de 1997 da UNESCO relativa ao Estatuto do Pessoal do Ensino Superior, que complementa a Recomendação da OIT/UNESCO de 1966 relativa ao Estatuto dos Professores. Juntos, esses instrumentos constituem o principal marco legal de referência para tratar dos direitos e das responsabilidades dos professores e dos educadores. As duas recomendações enfatizam a importância da autonomia docente e da liberdade acadêmica para a construção de um mundo no qual a educação e a aprendizagem sejam realmente universais e promotoras de, sobretudo, ATORES da EDUCAÇÃO!

E nesta linha de ação, seguem-se suas projeções que dentro das Artes e Profissões, merecido destaque aos pintores no mundo que os retrataram, quais sejam, Educadores,  Professores e seus Alunos. Que, por sua vez, os primeiros, tem sua própria tarefa:

·         ensinar os jovens a descobrir o mundo e, sobretudo, a pensar e criar!

Professores e Educadores ... "É necessário distinguir a diferença entre os termos professor e educador:

Muitas pessoas confundem ou tratam como sinônimos professores e educadores. Enquanto um se refere ao profissional responsável pela instrução eficiente do aluno, o outro, além de ser profissional, é vocacionado e tem como responsabilidade a formação integral do seu aprendiz. A importância destes profissionais, tanto professores como educadores, são fundamentais para o desenvolvimento intelectual da sociedade.

A Educação é um ato que envolve o ser humano holisticamente, ou seja, em todos os seus aspectos, sejam físicos, cognitivos ou morais. Ser educador, nessa perspectiva, implica enxergar o aluno como ser dotado de saberes, qualidades e potencialidades. O educador não está preocupado exclusivamente em repassar o conteúdo de sua disciplina, mas em compreender, entender e tornar a escola ambiente de felicidade. Para que o aluno aprenda satisfatoriamente ele precisa estar feliz."

Fonte: http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/artigo-professor-ou-educador/

"O professor é “aquele que professa ou ensina uma ciência, uma arte,
uma técnica, uma disciplina”
 O termo educador, que tem origem do vocábulo latim “educatore”,
é definido como “aquele que educa”. 

Fonte: Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa

Temos assim, Professores de Diversas Áreas de Ensino:

  • O Mestre da Música:


Professores de Artes: Piano, Dança e Pintura:

  •         Professores de Piano:
 

"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais..."

(Rubem Alves)



 Professores de Dança:


   Professores de Pintura:

   
Aula de pintura:



         Aula de artes:


Professores em Sala de Aulas:

  •   Aniversário da professora.


  •  Sala de aula.



 "É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade."

(Immanuel Kant)



 "A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces."

(Aristóteles)




  REUNIÃO de Professores:

  • Sala de professores.


  • O outro lado da questão:


Pinturas que parecem Fotografias - A Caminho da Escola:

  •  O problema que todos vivemos.


 Pintura Explicada:

"O Problema que Todos Vivemos", do artista norte-americano Norman Rockwell:

A pintura acima tornou-se um importante símbolo norte-americano da luta pela igualdade racial. Ela retrata uma menina norte-americana, de descendência africana, caminhando em direção à escola "escoltada" por quatro seguranças norte-americanos. Nota-se a postura firme desta pequena e inocente menina. Entretanto, qual o motivo dela estar sendo escoltada por 4 grandes homens? Isto foi na época da perseguição racial extrema aos negros, nos Estados Unidos “dos anos cinquenta e sessenta”, que imperava no estado do Mississipi com um forte e terrível  grupo racial, o KKK.

No parede atrás das figuras encontra-se a inscrição de uma sigla, do grupo racista,  marcas de manchas vermelhas, de um tomate que foi jogado e que aparece no chão. A pintura foi retratada logo após a declaração do Conselho de Educação contrariando as leis estaduais que instituía distintas escolas públicas para alunos negros e brancos, por serem inconstitucionais e que representou a vitória definitiva para o movimento de direitos civis americano.

Esta pintura obteve grande repercussão naquela época e até hoje é rememorada.
Obviamente mostra que a criança tem o direito à educação, a liberdade de ir à escola, seja ela negra ou branca. Esta imagem vale mais do que o discurso de um político, daquela época (e também de outras épocas e países).

 Para a Sala do Diretor:

  • A menina de olho roxo


         Reflexão ... Educar ...


 "Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."

(Pitágoras)

     "Os professores abrem a porta, mas você deve entrar por você mesmo."

(Provérbio Chinês)

"A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor."

(Padre Antônio Vieira)


         Parabéns a todos os professores!

Roberto Costa Ferreira, 15Out2022 - Dia do Professor 

PROFESSOR  -  PSICANALISTA  -  PESQUISADOR 

UNIFESP  -  Universidade Federal de São Paulo 



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