Grau°

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

DIA NACIONAL DA LINGUA PORTUGUESA - 5 de novembro


Em 5 de Novembro de 2023, momento que lembrei-me da Morte do cineasta mineiro Humberto Mauro (40 anos), falecido em 5 de novembro de 1983 em Volta Grande/MG, filho de Caetano Mauro, um imigrante italiano, e de Tereza Duarte, mulher mineira culta e poliglota,  nascido numa fazenda de Volta Grande, mesma cidade onde veio a falecer, perto de Cataguases, na Zona da Mata do estado de Minas Gerais, tornando-se um dos pioneiros do cinema brasileiro, fazendo filmes entre 1925 e 1974, sempre com temas brasileiros, escrevi este texto, que ora republico.

Também vivemos o Dia da Cultura e da Ciência - comemoração do Brasil, que foi criada pela Lei Nº 5.579 de 19 de maio de 1970, e também é conhecida como "Dia Nacional da Ciência e Cultura Brasileira", sendo certo que tal data que existe no Brasil desde 1970, foi criada para reconhecer a importância da cultura e da ciência como pilares fundamentais para o desenvolvimento do país. Mas, e principalmente o "Dia Nacional da Língua Portuguesa" - comemoração estabelecida pela Lei Nº 11.310 de 12 de junho de 2006.

Assim, no dia 5 de novembro comemoro o Dia Nacional da Língua Portuguesa, data instituída em 2006 a partir de um projeto apresentado no Senado como forma de homenagear o aniversário do escritor, jurista e político Ruy Barbosa, um dos defensores da língua no Brasil.

Portanto, ainda  em tempo, vez que vivemos a  semana em curso, entre 5 e 11 de novembro, momento que temos a Semana do Dia Nacional da Língua Portuguesa e, também convém lembrar, por oportunidade, dos 120 anos de nascimento de Ary Barroso, também  mineiro de Ubá/MG,  em 16/11/1903 e falecido no Rio de Janeiro em 1964, filho do Dr. João Evangelista Barroso, deputado estadual e promotor público, e da mãe Dona Evangelina, adotado pela avó, Sra. Gabriela e sua tia-avó D. Rita e, com esta última iniciou o aprendizado do piano.

Um dos precursores do gênero samba-exaltação, é autor de Aquarela do Brasil, seu samba mais famoso. Carioca de adoção e fanático pelo Flamengo, foi, além de compositor, locutor de futebol e radialista. Deixou uma grande obra com centenas de composições que incluem clássicos como "No rancho fundo" e "Camisa Amarela".

“O objetivo posto em lei foi ressaltar a Língua Portuguesa falada no Brasil como expressão cultural, tendo em vista que se trata de uma variedade da língua entre outras, sendo esta um traço da identidade sociocultural dos brasileiros, pois é falada em todo o território nacional”.

A data é complementar ao 5 de maio em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Outros países além do Brasil que falam português são: Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-EquatorialMoçambiquePortugalTimor-Leste São Tomé e Príncipe.

“Fica evidente que ter uma data leva à reflexão sobre os estudos linguísticos e gramaticais, destacando a língua como um instrumento fundamental para interação social e socialização de saberes”.

Portanto, sim, neste dia -  5 de novembro - celebramos o nosso primeiríssimo instrumento de interlocução na vida: o idioma que aprendemos a falar, quando ainda pequenos.

Tal registro no calendário, como dito acima, é uma homenagem também a Ruy Barbosa, grande estudioso da língua portuguesa.  O notável escritor e político brasileiro nascido em 5 de novembro de 1849 - Ruy Barbosa de Oliveira - um polímata brasileiro, tendo se destacado principalmente como jurista, advogado, diplomata, filólogo, jornalista, tradutor e orador.

Desse modo, nosso calendário oficial passou a contar com a celebração a partir do decreto de lei acima referido.

Ah, e para finalizar, só a título de curiosidade, oportunamente ... Sabia que São Paulo é considerada a cidade com maior concentração de falantes de português do planeta?

Ainda, considere a maior palavra, qual seja:

  • pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

“Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela…
Amo-te assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,
Em que da voz materna ouvi: ‘meu filho!’,
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!”
Olavo Bilac

Feliz Dia da Língua Portuguesa!

Por:Roberto Costa Ferreira,  05nov25.
Prof,Pesquisa,Pedagogista,Med-MEng
HILASA-SP-Instit.História Letras Artes
SANTO AMARO - SÃO PAULO - SP.



CICLO de PALESTRAS - HILASA-SP/ EDUBRAZ 2025

 
Com as devidas recomendações para que estejam atentos aos novos lançamentos de obras pertinentes, todas relativas ao território de abrangência de Santo Amaro, bem como às edições de seus autores, membros integrantes do HILASA-SP/ EDUBRAZ.

Tais instituições culturais solidamente assentadas e voltadas para o cenário da cultura, organizações privadas sem fins lucrativos que atuam e que gerenciam equipamentos e serviços culturais e, quando preciso, em parceria com o poder público, como teatros, museus e grupos artísticos, tais são instituições culturais.

Sempre com a missão reconhecida de se envolver na conservação, interpretação e disseminação do conhecimento cultural, científico e ambiental, e promover atividades destinadas a informar e educar os cidadãos sobre aspectos associados da cultura, história, ciência e meio ambiente, são promotores, dentre outras tantas ações culturais, a exemplo de exposições, restauração de memória s e patrimônios, produção de livros, filmes e oficinas culturais, tais que, são alguns dos principais exemplos, situadas dentre as instituições sociais do país.

Neste momento, como bem dito nos vídeos a seguir recentes, e nas observações de seus diretores, diante da expansão de suas atividades, e bem requerida pelas suas dimensões físicas, cuja unidade do HILASA - Instituto de História, Letras e Artes de Santo Amaro mereceu ampliadas instalações e consagradas na inauguração mediante Palestra versando sobre sobre tema pertinente.

Um brilhante momento, repleto de ousadia e coragem, pois que, tal ato significante, resultante de  uma ação notável e impactante envolvendo tomar uma atitude audaciosa, com convicção e sem se deixar paralisar pelo medo ou receio de insucessos.

A ousadia se manifesta na iniciativa de ir além do convencional e correr riscos calculados, enquanto a coragem é a força interior para agir, apesar do temor. Quando combinados, esses elementos resultam em um feito memorável que pode gerar grandes transformações.

É o que cremos e, portanto, realizamos. Inauguramos nova sede, situada em local privilegiado, mais ampla e adequada para os ideais previstos. É o que cremos!

Por: Roberto Costa Ferreira - 15out25.
Prof.,Pesquisa,Pedagogista,Med-MEng
HILASA-SP-Instit.História Letras Artes

acerca dos mistérios do Cemitério de Santo Amaro/SP.

A Profa. Dra. Inez Garbuio Peralta, em complemento de fala contempla demais assuntos e orientações pertinentes. 


MOMENTO FELINO!

Profa. Rosana Zornetta  palestrando - Inst. de História Letras e Artes-HILASA-SP

Referindo-se a diversas coisas, desde os estágios de vida do gato, como filhote, jovem ou idoso, até comportamentos específicos, como o miado para pedir atenção, o carinho ao passar nas pernas do tutor, ou até mesmo um momento de tranquilidade e relaxamento, como no "momento zen" de um gato.

O tempo de breve palestra disse mais, descrevendo interações divertidas,  momentos de relaxamento e até mesmo desafios comportamentais.

Disse do tempo de vida, dos adequados cuidados e da troca nessa interação. Um momento oportuno e agregador dito por quem conhece e professa tal saber!


Parabéns Profa. Rosana Zornetta!

Por: Roberto Costa Ferreira - 25out25.
Prof,Pesquisa,Pedagogista,Med-MEng
HILASA-SP-Instit.História Letras Artes
SANTO AMARO - SÃO PAULO - SP.