Também vivemos o Dia da Cultura e da Ciência - comemoração do Brasil, que foi criada pela Lei Nº 5.579 de 19 de maio de 1970, e também é conhecida como "Dia Nacional da Ciência e Cultura Brasileira", sendo certo que tal data que existe no Brasil desde 1970, foi criada para reconhecer a importância da cultura e da ciência como pilares fundamentais para o desenvolvimento do país. Mas, e principalmente o "Dia Nacional da Língua Portuguesa" - comemoração estabelecida pela Lei Nº 11.310 de 12 de junho de 2006.
Assim, no dia 5 de novembro comemoro o Dia Nacional da Língua Portuguesa, data instituída em 2006 a partir de um projeto apresentado no Senado como forma de homenagear o aniversário do escritor, jurista e político Ruy Barbosa, um dos defensores da língua no Brasil.
Portanto, ainda em tempo, vez que vivemos a semana em curso, entre 5 e 11 de novembro, momento que temos a Semana do Dia Nacional da Língua Portuguesa e, também convém lembrar, por oportunidade, dos 120 anos de nascimento de Ary Barroso, também mineiro de Ubá/MG, em 16/11/1903 e falecido no Rio de Janeiro em 1964, filho do Dr. João Evangelista Barroso, deputado estadual e promotor público, e da mãe Dona Evangelina, adotado pela avó, Sra. Gabriela e sua tia-avó D. Rita e, com esta última iniciou o aprendizado do piano.
Um dos precursores do gênero samba-exaltação, é autor de Aquarela do Brasil, seu samba mais famoso. Carioca de adoção e fanático pelo Flamengo, foi, além de compositor, locutor de futebol e radialista. Deixou uma grande obra com centenas de composições que incluem clássicos como "No rancho fundo" e "Camisa Amarela".
“O objetivo posto em lei foi ressaltar a Língua Portuguesa falada no Brasil como expressão cultural, tendo em vista que se trata de uma variedade da língua entre outras, sendo esta um traço da identidade sociocultural dos brasileiros, pois é falada em todo o território nacional”.
A data é complementar ao 5 de maio em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Outros países além do Brasil que falam português são: Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.
“Fica evidente que ter uma data leva à reflexão sobre os estudos linguísticos e gramaticais, destacando a língua como um instrumento fundamental para interação social e socialização de saberes”.
Portanto, sim, neste dia - 5 de novembro - celebramos o nosso primeiríssimo instrumento de interlocução na vida: o idioma que aprendemos a falar, quando ainda pequenos.
Tal registro no calendário, como dito acima, é uma homenagem também a Ruy Barbosa, grande estudioso da língua portuguesa. O notável escritor e político brasileiro nascido em 5 de novembro de 1849 - Ruy Barbosa de Oliveira - um polímata brasileiro, tendo se destacado principalmente como jurista, advogado, diplomata, filólogo, jornalista, tradutor e orador.
Desse modo, nosso calendário oficial passou a contar com a celebração a partir do decreto de lei acima referido.
Ah, e para finalizar, só a título de curiosidade, oportunamente ... Sabia que São Paulo é considerada a cidade com maior concentração de falantes de português do planeta?
Ainda, considere a maior palavra, qual seja:
- pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico
“Última flor do Lácio, inculta e bela,És, a um tempo, esplendor e sepultura:Ouro nativo, que na ganga impuraA bruta mina entre os cascalhos vela…Amo-te assim, desconhecida e obscura,Tuba de alto clangor, lira singela,Que tens o trom e o silvo da procela,E o arrolo da saudade e da ternura!Amo o teu viço agreste e o teu aromaDe virgens selvas e de oceano largo!Amo-te, ó rude e doloroso idioma,Em que da voz materna ouvi: ‘meu filho!’,E em que Camões chorou, no exílio amargo,O gênio sem ventura e o amor sem brilho!”

Nenhum comentário:
Postar um comentário
A desinformação é o ato de silenciar ou manipular a verdade, habitualmente nos meios de comunicação de massa. O meu dever de publicar o que penso e escrevo e incontornável, absolutamente imprescindível!
Então, você pode, durante tomar um café, aprofundar-se numa agradável e suficiente leitura e até, ao mesmo tempo, ouvir uma boa música. Encontrar tudo isso através deste meu blog - #GRAUᴼ - é algo muito suficiente... E necessário!
As relações entre Educação, cultura e conhecimento são sempre polissêmicas e provocativas. Neste acesso, trago para sua leitura diversas experiências, perspectivas, reflexões... Encontros que se fazem em diferentes ãmbitos: literatura, música, dança, teatro, artes visuais, educação física, mídia, etc.
E considere: é entre a manifestação da literatura, as artes visuais, a música, a dança e o teatro que a educação e o conhecimento acontecem fora do curricular, do convencional!