![]() |
Queridos netos: Isabela Zanzini, Lucas Zanzini e Maya Ferreira. |
Personalidades de um mundo novo!
Senhores,
Lá em Aristócles, cerca de 380 a.C., Platão, e por este nome
o conhecemos, sofreu reveses por teorizar e pretender praticar seus
conhecimentos. Viveu até a escravatura, porém, o vigor e a originalidade do seu
pensar impressiona-nos, mesmo no questionamento da raridade de seus saberes,
pois que, teve Sócrates como seu mestre.
Dos seus Diálogos é que encontramos substâncias para
transitar e vivenciar o “mito” da caverna e livrar-nos das correntes desta
“infância” que tão somente nos permite enxergar os “próprios pés”. Das sombras
avançamos para a luz do dia, prosperando por sobre “opiniões” e conhecimentos
meramente epistemológicos. Vivemos então da necessidade de desmontar e reconstruir o conhecimento a
partir de partes básicas: o BASILAR.
Os elementos básicos do conhecimento devem ser fundamentos inquestionáveis. Quais são esses fundamentos?
Bem, varia de autor para autor e falam sobre percepções, sentimentos,
impressões... São esses dados sensoriais indubitáveis.
Os sentimentos são indubitáveis, incontestáveis...
Pode-se duvidar do mundo, mas não
de sensações.
Lembremo-nos, mais recentemente, de Descartes e seu critério de clareza e distinção,
o mesmo vale para o empirismo clássico,
onde a mente não pode resistir à clareza
das informações recebidas dos sentidos.
E neste plano está o individuo comum, dominado pelos sentidos e pelas paixões,
e que alcança apenas um conhecimento
imperfeito da realidade, restrito ao mundo dos fenômenos, no qual as coisas
são meras aparências!
Então, quando se atinge o verdadeiro
conhecimento, quando a razão ultrapassa o
mundo sensível e atinge o mundo das
ideias, aquele lugar da essência imutável de todas as coisas, dos
verdadeiros modelos.
Este sim é o único verdadeiro, e o mundo sensível só existe enquanto
participa do mundo das ideias, do
qual é apenas sombra ou cópia. E no topo do mundo
das ideias encontra-se a ideia do Bem, a mais alta em perfeição e a mais
geral de todas. Convém aqui acrescentar que desde a
Antiguidade até os nossos dias, as virtudes foram classificadas em Cardeais e Teologais:
·
As Cardeais são adquiridas pelo esforço;
· As Teologais como um Dom de Deus.
Assim, segundo Platão, os seres e
as coisas não existem senão à medida que participam do Bem. E o Bem supremo é
também a Suprema Beleza. E no esforço, em razão daquelas virtudes essenciais – cardeais
- na qual todas as outras decorrem, habitando a prudência, fortaleza, temperança
e justiça, azeito como quem azeita
uma dobradiça, pois todas as outras devem girar ao redor destas, disto decorrendo
as Virtudes
Teologais assentadas na Ética
religiosa a Fé, na Esperança e na Caridade, não sendo tais produtos de um
hábito, ou de moda.
E nestas “belezuras”, meus netos
expostos, reside minha Fé cujo assentimento do meu intelecto crê, com
constância e certeza, na superação da nossa natureza porque, bem o sei que graças
a ela, o homem avança além de si mesmo, além das suas exigências biológicas,
podendo revelar aos outros que também somos animado pela Esperança!
Aos seus mestres, aos pais, minhas reverências!
Roberto Costa Ferreira, Set.2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A desinformação é o ato de silenciar ou manipular a verdade, habitualmente nos meios de comunicação de massa. O meu dever de publicar o que penso e escrevo e incontornável, absolutamente imprescindível!
Então, você pode, durante tomar um café, aprofundar-se numa agradável e suficiente leitura e até, ao mesmo tempo, ouvir uma boa música. Encontrar tudo isso através deste meu blog - #GRAUᴼ - é algo muito suficiente... E necessário!
As relações entre Educação, cultura e conhecimento são sempre polissêmicas e provocativas. Neste acesso, trago para sua leitura diversas experiências, perspectivas, reflexões... Encontros que se fazem em diferentes ãmbitos: literatura, música, dança, teatro, artes visuais, educação física, mídia, etc.
E considere: é entre a manifestação da literatura, as artes visuais, a música, a dança e o teatro que a educação e o conhecimento acontecem fora do curricular, do convencional!