O QR Code que são de uso livre, sendo um símbolo bidimensional (2-D),
criado em 1994 e cuja marca registrada pela empresa Japonesa Denso-Wave Incorporated reúne o principal objetivo de ser
um código rapidamente interpretado pelos equipamentos de leitura. A sigla QR deriva do termo “Quick Response” ou “Resposta Rápida” e está associado ao
fato de que tais códigos poderem ser lidos e decodificados eletronicamente em
grande velocidade.
Pode conter informação tanto na
vertical bem como na horizontal, daí o termo bidimensional. Devido a esta
característica tais códigos QR possibilitam armazenar centenas de vezes mais
dados que os tradicionais códigos de barras. Hoje a informação contida nestes
pode ser facilmente lida através de um aplicativo para descodificar o código QR
instalado no seu tablet ou smartphone.
Se não possuí ainda instalado um leitor de QR Code no celular, poderá
fazer o download gratuito da internet e instalar uma das muitas aplicações
compatíveis com a plataforma utilizada. Depois basta abrir o aplicativo e
apontar a câmera para o código QR. Aguarde um pouco e já está lá o tipo de informação
embutida que, pode ser tão útil “quanto inesquecível”
... Experimente!
Portanto, é uma ferramenta muito
particular, inclusive até fazer uma pesquisa por código QR é um dos métodos
mais populares hoje em dia. E qual a vantagem? Esta pode ser a indagação, senão
vejamos:
- Coletar informações sem ter os dados de contato dos respondentes;
- Um código QR pode estar em qualquer lugar: no ponto de venda, no papel, no site, etc.;
- Você pode obter feedback imediato, por isso pode ser muito útil quando usado após uma compra ou fornecer um serviço;
- Os códigos QR também podem ser personalizados, o que os torna muito atraentes para o público;
- Seu uso é fácil e intuitivo;
- Sendo um elemento interativo, dá um toque moderno e tecnológico à sua pesquisa.
Você pode vincular o código de
sua pesquisa a um código QR,
imprimi-lo, publicá-lo onde quiser, para que as pessoas que tenham um
dispositivo móvel equipado com o aplicativo de leitura correto possam
escaneá-lo, abrir a pesquisa e responder.
Se você deseja obter o código QR da sua pesquisa, vá para a
sua pesquisa, em “Distribuir” – “Compartilhar” e imediatamente o Código
QR associado à sua pesquisa aparecerá para que você possa baixá-lo ou
imprimi-lo. Os entrevistados só precisarão escanear esse código QR para abrir e responder a pesquisa.
Como se observa esses pequenos
códigos estão agora em toda parte: em um livreto, um cartaz, uma revista, uma
página da Internet, uma fatura, no ponto de ônibus, em um bilhete de compra,
etc.
Ainda, um código QR pode ser utilizado para cobrir várias necessidades de sua
empresa ou organização, por exemplo:
- Perguntar a um novo cliente sobre sua marca, produto ou serviço diretamente no ponto de venda;
- Avaliar a satisfação do cliente após abrir seu produto;
- Receber reclamações de consumidores;
- Solicitar que os consumidores respondam a um formulário on-line e coletar informações para o banco de dados do cliente;
- Fornecer acesso a informações adicionais seguidas de um questionário: instruções de uso, contato com o serviço pós-venda, etc.;
- Avaliar a qualidade de um serviço;
- Ouvir seus clientes e estar o mais próximo possível deles.
Você pode, ainda, aplicá-lo para
fazer pesquisas destinadas a eventos, shopping centres, etc. Desse modo, após
os códigos de barras se terem tornado populares devido à velocidade de leitura,
os códigos 2-D surgem também para
responder à necessidade de códigos capazes de armazenar mais informação, mais
tipos de caracteres e poderem ser impressos num menor espaço, oportunidade que
as empresas começaram a explorar novas formas de utilização dos QR Code e o seu uso comercial
generalizar-se em várias partes do mundo.
Desse modo, em razão das suas
propriedades, os QR Code permitem armazenar diferentes tipos de dados,
incluindo caracteres alfabéticos, números, símbolos, binários, Kanji e Kana
(alfabeto japonês). Enquanto o tradicional código de barras pode ter no
máximo 20 dígitos, um QR Code
pode armazenar até 7.089 caracteres. E tais caracteres podem ser combinados
num símbolo de grande porte ou então divididos até 16 símbolos.
Outra grande vantagem dos QR Code é poderem ser digitalizados a
partir de diferentes ângulos de 360 graus. Estes códigos QR também são capazes de codificar a mesma quantidade de
dados num décimo do espaço de um código de barras tradicional (Micro QR Codes).
Magnífico!
Considere que o atual uso de
“códigos personalizados”, com diversas cores e logótipos embutidos apenas são
possíveis devido à propriedade de correção de erros dos QR Code. O uso de um nível elevado na criação dos tais recursos
possibilita a correta leitura dos códigos artísticos, parcialmente danificados
ou sujos. Bom, hein!
Tendo em vista a “Capacidade
de Armazenamento”, temos que:
- Numéricos – máx. 7089 caracteres;
- Alfanuméricos – máx. 4296 caracteres;
- Binário (8 bits) – máx. 2953 bytes;
- Kanji/Kana – máx. 1817 caracteres;
- Nível L 7%;
- Nível M 15%;
- Nível Q 25%;
- Nível H 30%.
Em face das “Perspectivas de
Utilização” dos ditos QR Code tendo
em vista o corrente avanço da tecnologia nos telefones, tablets e a
massificação da Internet móvel, os tais códigos são em grande parte utilizados
para ações de marketing. Na tentativa de ligar o mundo físico ao mundo online,
os QR Code revelam-se eficazes na
promoção interativa de marcas e produtos junto aos utilizadores de dispositivos
móveis.
Dada a facilidade de utilização
dos leitores QR nos smartphones, é bastante simples descodificar e converter um
código QR num endereço web e redirecionar o utilizador para conteúdos
específicos, campanhas publicitárias ou perfis de empresas em redes sociais. É
hoje muito comum encontrarmos QR Code
associados a promoções, flyers, cupom de descontos e ofertas especiais.
Embora mais desconhecidos no
ocidente que nos países asiáticos os códigos QR ainda captam a atenção dos
consumidores pelo mistério que envolvem, mais do que propriamente pela
utilidade de transmitir rapidamente informações. Muito útil é também a forma
prática que os QR Code possibilitam transferir informações para os dispositivos
móveis. Contatos, vCards, localizações, instruções de utilização, cardápios e
bilhetes eletrônicos são alguns exemplos do vasto leque de utilizações.
Por oportuno, experimente tocar
neste código ora exposto, ampliando-o e, com o celular atualizado, e que leia o QR Code, posicionar sobre o mesmo... Viva esta experiência!
Roberto Costa Ferreira,
27 de Abril de 2020.
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