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sexta-feira, 29 de outubro de 2021

O RCM ... Reliability Centered Maintenance. Um conceito posto em prática!

 

A manutenção centrada na confiabilidade (RCM) é um conceito de planejamento de manutenção para garantir que os sistemas continuem a fazer o que o usuário exige no contexto operacional atual. Originalmente, o termo "manutenção centrada na confiabilidade" de autoria de Tom Matteson, Stanley Nowlan e Howard Heap da United Airlines (UAL) para descrever um processo usado para determinar os requisitos de manutenção ideais para aeronaves (tendo deixado a United Airlines para seguir uma carreira de consultoria alguns meses antes da publicação do relatório final de Nowlan-Heap, Matteson não recebeu nenhum crédito autoral pelo trabalho).

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DOD) patrocinou a autoria de um livro-texto (da UAL) e de um relatório de avaliação (da Rand Corporation) sobre Manutenção Centrada na Confiabilidade, ambos publicados em 1978. Eles trouxeram os conceitos de RCM para um público mais amplo. Esta foi uma das muitas descobertas surpreendentes que revolucionaram a disciplina gerencial do gerenciamento de ativos físicos e estiveram na base de muitos desenvolvimentos desde a publicação deste trabalho seminal.

O RCM foi definido no padrão SAE JA1011 - Critérios de avaliação para processos de manutenção centrada na confiabilidade (RCM). Isso estabelece os critérios mínimos para o que é e o que não pode ser definido como RCM. O padrão é um divisor de águas na evolução contínua da disciplina de gerenciamento de ativos físicos. Partindo de então, depois de ser criado pela indústria de aviação comercial, o RCM foi adotado pelos militares dos EUA (a partir de meados da década de 1970) e pela indústria de energia nuclear comercial dos EUA (na década de 1980).

Posteriormente, do final da década de 1980, uma iniciativa independente liderada por John Moubray que corrigiu algumas das primeiras falhas do processo e o adaptou para uso na indústria em geral, traduzindo o RCM da indústria aeronáutica em uma técnica universalmente utilizável para estabelecer estratégias de manutenção confiáveis onde quer que máquinas, equipamentos ou, de fato, qualquer ativo físico sejam necessários com confiança.  Moubray também foi responsável por popularizar o método e por apresentá-lo a grande parte da comunidade industrial fora da indústria de aviação, definindo ainda as necessidades de treinamento para garantir a compreensão adequada dos conceitos subjacentes e a possibilidade de implementação real no local.

Proporcionando ao mundo a proliferação de consultorias, antes, na década de 1990 dirigiu pessoalmente dezenas de cursos de treinamento público em RCM2 de três dias – CURSOS INTRODUTÓRIOS – além do Reino Unido. A necessidade de facilitadores para executar as sessões de análise foi resolvida com o aperfeiçoamento do Curso de Facilitador RCM2 que, por sua vez espalhariam o treinamento para os 10 dias e níveis de três dias em todo o mundo, proporcionando rapidamente com que a técnica se tornasse internacional, sendo certo a primeira edição do livro no Reino Unido em 1991 e, vertido para o português, ocorresse em 2001.

A SQL Systems Brasil é líder na divulgação, preparo, formação e implantação no Brasil e América do Sul. 

Roberto Costa Ferreira, membro Facilitador RCM - 

Pesquisador UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo.


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