![]() |
| Professor Doutor José Jorge Peralta |
“Todo homem tem deveres com a comunidade”
Declaração Universal dos Direitos do Homem
A apreciação de grandes personalidades da literatura e do pensamento é, muitas vezes, inevitável, pois suas obras funcionam como espelhos da condição humana. Para cultivar essa admiração e aprofundar seu conhecimento, podemos explorar as abordagens contidas, mergulhando nas obras fundamentais do autor, promovendo intensa exploração literária de significativo valor histórico.
O Professor Doutor José Jorge Peralta é um acadêmico brasileiro, reconhecido principalmente por sua atuação na Universidade de São Paulo (USP). Em janeiro de 2026, suas principais credenciais e atividades incluem:
Vínculo Acadêmico:
- É Professor Assistente Doutor aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde atuou no Departamento de Linguística.
Formação: Graduou-se pela USP em 1970.
Outras Atuações:
- Possuiu vínculo como professor contratado na Universidade Ibirapuera e, atuante então com assessoria científica.
- É membro do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo.
Recentemente, em agosto de 2025, foi homenageado em eventos da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Nascido em Vagos – Aveiro – Portugal, reside em São Paulo – Brasil, desde 1956, portanto, 70 anos.
Estudos Secundários ocorreram em Aveiro e em São Paulo. Graduou-se pela USP em 1970 e nesta aposentou-se como Professor Assistente Doutor, na oportunidade pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde atuou no Departamento de Linguística.
Ainda, deteve vínculo como professor contratado na Universidade Ibirapuera, atuante então com assessoria científica.
É o atual Presidente, Diretor e Pesquisador do Instituto HILASA - Instituto de História, Letras e Artes de Santo Amaro/SP - Edubraz.
Atuante Filósofo, Educador, Conferencista, Consultor, Escritor e Administrador. Em todas as suas atividades sempre atuou como empreendedor, por uma sociedade melhor para todos; pôs a ciência e o saber a serviço do bem comum!



Nenhum comentário:
Postar um comentário
A desinformação é o ato de silenciar ou manipular a verdade, habitualmente nos meios de comunicação de massa. O meu dever de publicar o que penso e escrevo e incontornável, absolutamente imprescindível!
Então, você pode, durante tomar um café, aprofundar-se numa agradável e suficiente leitura e até, ao mesmo tempo, ouvir uma boa música. Encontrar tudo isso através deste meu blog - #GRAUᴼ - é algo muito suficiente... E necessário!
As relações entre Educação, cultura e conhecimento são sempre polissêmicas e provocativas. Neste acesso, trago para sua leitura diversas experiências, perspectivas, reflexões... Encontros que se fazem em diferentes ãmbitos: literatura, música, dança, teatro, artes visuais, educação física, mídia, etc.
E considere: é entre a manifestação da literatura, as artes visuais, a música, a dança e o teatro que a educação e o conhecimento acontecem fora do curricular, do convencional!