Grau°

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Gente grande se faz assim!

Hoje, realizei este texto resultado de um olhar, de um ver, que surgiu quando “o ônibus partiu” levando consigo a certeza de diversos corações no seu interior contido, de querer diverso que deseja e, por muito querer e desejar produz devaneios de quereres! Estes são circunstanciais.

Você já observou o quanto uma criança se realiza quando consegue concluir uma tarefa sozinha? Quando consegue amarrar os sapatos, comer sem ajuda dos pais, se vestir... Muitas vezes, até comemora ou se aplaude, mas o mais importante é que se sente capaz. É claro que ela leva um tempo maior que o nosso para fazer cada uma dessas tarefas, afinal, está aprendendo. Em outras situações, a criança tem a vontade, mas falta ainda a coordenação motora necessária. E aqui falamos de coordenação motora grossa.

Então devemos compreender que a aquisição de um grande número de habilidades motoras ocorre no lar, no ambiente familiar, mas um bom número delas é adquirido na escola, nos primeiros anos de escolarização da criança e até no clube que frequenta. O contexto de aprendizagem é muito importante para que a aquisição destas habilidades ocorra. O processo ensino-aprendizagem é interativo e específico ao contexto. Isto significa que o contexto deve ser organizado de tal forma a oferecer as condições para que uma determinada habilidade seja adquirida, como a de jogar bola. E o contexto que conheço, assim como as pessoas que o compõem, não me permite duvidar!

Quando damos espaço para o filho executar uma tarefa do jeito dele, repetidas vezes, ele vai aperfeiçoando com o tempo, e aprendendo a fazer melhor. E logo fará corretamente sem ajuda de ninguém. O nome disso é autonomia, independência, liberdade. Existem muitos cenários no nosso dia a dia onde podemos, sem pressão, ajudar as crianças a alcançar tudo isso, como dispô-los a frequentar o Grêmio, como ocorre. O fato de, e muitos comparecem ao local a pé, sozinhos, todos comparecerem para competições organizados nos meios de transportes disponíveis e sem a presença dos pais, estamos promovendo esta autonomia, depositando confiança e transferindo-lhes esta certeza!

Então, consideremos que a coordenação envolve necessariamente relações próprias múltiplas entre diferentes componentes, definidas em uma escala espaço-temporal. Um padrão “ótimo” de coordenação é estabelecido pelo controle da interação das restrições da tarefa, do organismo e do ambiente. Quanto maior a interação das restrições impostas ao executante, maior será o nível de coordenação necessário para um desempenho eficiente. Assim ocorre até com as “perdas”! Por tal compreendê-las, fazê-los considerar e estimulá-los na perseverança!

Para a execução de habilidades motoras cíclicas, como o pular corda ou tarefas de coordenação bimanual com toques repetitivos, a coordenação requer que a criança desempenhe movimentos específicos, em série, rápida e de modo preciso. Nisso as “professoras ourives” Bela, Janaina e Natália sabem muito e são capazes!

Portanto, antes de tornarem-se “exímios” e promissores “astros futebolísticos, devemos compreender a importância do que ocorre e saber que “os ritmos motores são manifestações voluntárias, que podem ser vistas em diversas tarefas que envolvam coordenação unimanual, bimanual ou intermembros como, por exemplo na dança, no jogo de bola e atividades de acompanhamento musical. A tarefa rítmica requer do executante uma representação interna do padrão temporal do evento percebido. O futuro craque tem que aprender a ser perspicaz também!

Assim, ao perceber que o seu filho é capaz de executar bem uma tarefa (quando já passou da fase das tentativas), essa atividade pode passar a ser responsabilidade dele e não sua. Além de calçar os sapatos e comer sozinho, você pode incentivá-lo a guardar os brinquedos, os livros,  a subir no escorregador, a passar a manteiga no pão, escolher a cor da roupa, organizar seu material de futebol, limpar as chuteiras, colocar a roupa suada para lavar... E não esquecer que nos sábados pela manhã gelada, também tem treino!

Meninos... Hoje eu os vejo assim: todos em fardamento, predominando o amarelo, o ouro, elemento químico de numero atômico 79, situado no grupo onze da tabela periódica... Coincidências? Um grupo que joga com onze, mas no caminhar para a vitória se alternam com o maior contexto de colegas possíveis que pode chegar a 79!

Saibam vocês que o ouro, conhecido desde a antiguidade, esse mesmo ouro que veste "estas joias nossas", é utilizado de forma genérica na "Joalheria do Grêmio" e que polidos pelas artesãs que ali perseguem "o brilho ideal de cada um", para as personalidades ainda jovens, brutas, feito as pedras que rolam e sustentam nosso caminhar.

Eu sei, pode ser lento, alternados com dissabores, mas são constantes, sustentados, perenes, inacabáveis, duradouros e imorredoiros nos nossos corações! Assim se faz gente... Com abundante reserva de valor! Por isso incorporando o ouro, que provindo da alma pura, de certeiro veio, resplandece na aura, no olhar, na vestimenta e, certamente revestirá o piso a caminhar... Assim se faz gente grande!

Parabéns Lucas, Rafinha, Seiji, Thiago Gyorgy, Kaio, Leonardo, Ryan, vocês percorrem velozes todos os campos de meu pensar... e sei que hoje tem, e não tem pra ninguém! Esse é o tempo de vocês... Tomem-no como um presente... Pois que é um presente! Não viverão outro tempo igual, jamais! Então, sigam em frente com esse “olhar sempre de jovem esperança”!

Estaremos por aqui, esperando por vocês, pois um dia já fomos e, sempre voltamos. Nesse retorno, é saudável “viver lembranças de um tempo feliz”. Desse modo se constrói o futuro. E saibam, esse grupo de vocês, coeso, formidável, joga muita bola e, "mandam muito no relacionamento". Simpáticos, falantes, suas alegrias contagiantes envolvem a todos e a quem tiver a oportunidade de conhecê-los... Que experimentem os curiosos!

                                                                       Roberto Costa Ferreira, Julho de 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A desinformação é o ato de silenciar ou manipular a verdade, habitualmente nos meios de comunicação de massa. O meu dever de publicar o que penso e escrevo e incontornável, absolutamente imprescindível!

Então, você pode, durante tomar um café, aprofundar-se numa agradável e suficiente leitura e até, ao mesmo tempo, ouvir uma boa música. Encontrar tudo isso através deste meu blog - #GRAUᴼ - é algo muito suficiente... E necessário!

As relações entre Educação, cultura e conhecimento são sempre polissêmicas e provocativas. Neste acesso, trago para sua leitura diversas experiências, perspectivas, reflexões... Encontros que se fazem em diferentes ãmbitos: literatura, música, dança, teatro, artes visuais, educação física, mídia, etc.

E considere: é entre a manifestação da literatura, as artes visuais, a música, a dança e o teatro que a educação e o conhecimento acontecem fora do curricular, do convencional!